Trabalho, docência, e Síndrome de Burnout: revisão de literatura sobre os efeitos da rotina de trabalho na saúde mental dos docentes
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Data
2020Autor
Peres, Karen Cristine Dias
Santana, Katiuscia Carvalho de
Metadata
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Este trabalho se configura em uma revisão de literatura narrativa e apresenta estudos
realizados acerca da saúde dos profissionais da educação, atuantes nos ensinos
fundamentais, médios e superiores da Brasil, tanto em instituições públicas quanto
privadas. Objetiva-se discutir os efeitos da rotina de trabalho na saúde mental dos
docentes, evidenciar as causas e as características da síndrome de Burnout,
apresentar a psicodinâmica do trabalho como meio de compreensão do sofrimento
psíquico no ambiente de trabalho e discutir a docência e seus desafios no Brasil. Para
tanto foi utilizado um total de 30 materiais bibliográficos, entre artigos científicos, livros,
vídeos e trabalhos de conclusão de curso, os quais datam entre os anos de 1996 e
2019. O trabalho é uma categoria central do desenvolvimento da sociedade e do
indivíduo. Os estudos permitem compreender que a saúde mental pode ser afetada
positivamente ou negativamente em razão da rotina de trabalho e das características
deste ambiente, e que diversos fatores característicos da rotina de trabalho de
professores contribuem para o desencadeamento da síndrome de Burnout.