O USO DA RITALINA® POR ACADÊMICOS: Desenvolvimento Acadêmico sob o efeito da Ritalina®
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Data
2020-06-29Autor
NUNES, SOLANGE SILVA
Junior, Paulo Cilas Morais Lyra
Metadata
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Observa-se que o uso do metilfenidato por acadêmicos, tem crescido com o passar
dos anos, e esse crescimento é devido aos efeitos que o medicamento pode
oferecer ao estudante principalmente no desenvolvimento dos estudos, apesar do
medicamento não ter prescrição à esse fim. O metilfenidato é utilizado no tratamento
do Transtorno e Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em crianças e
adolescentes diagnosticados, atuando no Sistema Nervoso Central (SNC). No
cotidiano da vida acadêmica em alguns estudos observa-se relatos de que o
medicamento tem mudado para melhor o desenvolvimento nos estudos, porem o
uso a longo prazo pode oferecer perigos à saúde. O objetivo dessa pesquisa foi:
Investigar sobre o uso da Ritalina® e a automedicação em estudantes do nível
superior de ensino. Elencar os possíveis efeitos colaterais. Destacar consequências
que podem ocorrer com o uso da ritalina. Estratégias para o rendimento escolar sem
o uso da ritalina. O método realizado para pesquisa foi revisão de literatura
sistemática, nos sites de pesquisa: Google escol, Scielo, critério de inclusão foram
artigos relacionados ao assunto, critério de exclusão artigos que não apresentaram
relevância. Foram analisados 98 artigos, utilizados 50 artigos, excluídos 48.
Resultados: Analisados os artigos encontrados observou-se que alguns estudos
mostraram efeitos positivos a curto prazo, porém a maioria dos autores descrevem
efeitos colaterais com o uso da ritalina, por isso se faz necessário uma maior
investigação a respeito do uso do medicamento pelos estudantes, principalmente o
uso a longo prazo, há necessidade de um maior aprofundamento em pesquisas para
maior esclarecimento sobre os efeitos colaterais a longo prazo.