dc.description.abstract | Atualmente, além das utilizações de rota de fuga, tornou-se importante estudar e
analisar os riscos e perigos no tempo e na forma da evacuação de forma controlada.
No contexto da importância de estudos científicos nessa área, propôs-se neste
trabalho o estudo das condições de evacuação de ocupantes em edificações de uso
coletivo, buscando-se, por meio de modelos de movimento (SFPE e Steering) e os
avançados apenas ao Steering. O presente estudo é do tipo quantitativo, de
natureza prática e explicativa. É assim classificado, pois usa a modelagem
matemática para simular, por meio da análise de caso concreto a ação e
comportamento das pessoas em situação de evacuação em uma boate de
Ariquemes sobre diferentes condições de movimento. Dessa forma, a partir dos
resultados de tempo de saída, dinâmica de movimento e taxa de fluxo observados,
pôde-se averiguar que os resultados não foram satisfatórios para este estudo. O
menor tempo de evacuação (66,6 s), alcançado no cálculo empregando os valores
reais de lotação do espaço, o cálculo do SFPE (test 1), foi superior ao recomendado
pela NBR 9077 (ABNT, 2001) e pela IT 11(BRASIL, 2018), que entendem que
acontece em 60 s. Pode-se concluir que os testes realizados são ferramentas que
deve ser usada para explicar e prever o comportamento dos ocupantes de um
determinado local durante uma evacuação. Um resultado importante observado no
caso estudado é que se forem seguidas as normas vidas podem ser salvas em um
curto espaço de tempo. | pt_BR |