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Data
2020Autor
Silva, Josiane Januario
Pumariega, Yesica Nunez
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A psicoterapia infantil consiste no desenvolvimento terapêutico aplicado às crianças
cujas bases permeiam a busca pela autonomia das mesmas em se expressarem e
terem suas vozes escutadas, expondo seus medos e problemas. Essa abordagem
pode acontecer através de ludoterapia, por exemplo. Nesse processo, a participação
dos pais é de vital importância para observação de resultados positivos. Esse estudo
trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter narrativo, onde se buscou evidenciar
a importância da participação dos pais no processo de psicoterapia dos seus filhos.
Para a pesquisa, foram selecionados artigos, dissertações e outros trabalhos
científicos que se relacionacem com o tema desta pesquisa, estando publicados nos
últimos 15 anos, em bases de indexação, como a Biblioteca Vistual em Saúde (BVS)
e o Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Como resultados, o estudo permitiu
identificar esperiências, teorias e posicionamentos que concretizaram a relevância
da presença dos pais na terapia dos seus filhos. Conclui-se que o resultado positivo
da psicoterapia infantil só será obtido se todas as tangentes forem observadas, isto
é, todo o contexto de convivência da criança. Compreende-se que os resultados da
terapia agem de forma concomitante e mútua, de maneira a trazer benefícios ao filho
e seus pais, bem como no relacionamento entre os mesmos.