SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, PROCESSOS APLICADOS A UM SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS
Data
2020Autor
RAMOS, ELIZANDRA GONÇALVES
Costa, João Victor da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A qualidade tornou- se um requisito no mercado atual independentemente do setor de atuação, logo se fez necessário que o ramo da construção civil aderir-se as novas ferramentas que priorizem a qualidade e a satisfação de seus clientes. O presente trabalho trata de um estudo de caso que apresenta como objetivo analisar os procedimentos implementados no Sistema de Gestão da Qualidade, baseado no PBQP-H SiAC 2017 nível A e NBR ISO 9001/2015, em uma empresa de construção civil, localizada em Ariquemes – RO. Conforme os resultados obtidos, pode-se dizer que a implementação do SGQ contribui com as empresas construtoras produzindo benefícios como a qualidade do produto final, redução de retrabalhos e dos custos, observando ainda que existe dificuldades ao longo do processo de implantação, em função da reestruturação dos setores, treinamentos de funcionários, integração (Empresa/cliente), investimento financeiro, sendo assim uma tarefa que demanda dedicação de todos que estiverem envolvidos no processo.