A UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/2833/TCC%20-%20RENATO%20OLIVEIRA%20DE%20MOURA%20-%20FISIOTERAPIA_assinado_assinado_assinado.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Data
2020Autor
MOURA, RENATO OLIVEIRA DE
Santos, Jéssica Castro dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A fisioterapia ganhou um grande espaço no mercado e apresenta grandes evoluções
tecnológicas nos últimos anos. O fisioterapeuta necessita de experiência que seja
possível o pensamento e a agilidade durante o atendimento, muitas vezes é
necessário que se tenha interdisciplinaridade, relacionando-se com outras áreas. A
utilização de simuladores vem para atuar como um facilitador no processo de ensino
aprendizagem. Através deste, é possível desenvolver habilidades de tomadas de
decisões e raciocínio rápido diante de várias situações. A maior dificuldade dos
profissionais com o uso de tecnologias na área da saúde é manter a harmonia e
empatia entre a relação de paciente e profissional, desta maneira, vê-se a
necessidade de incluir o uso de simuladores no processo de ensino aprendizagem.
Este estudo tem caráter experimental cujo o objetivo é apresentar os benefícios que
o uso de um simulador de ventilação mecânica pode oferecer aos academicos do
curso de fisioterapia. Também contará com o desenvolvimento de um protótipo de
simulador de ventilação mecânica vinculado a casos clínicos idealizados da prática
fisioterapeutica das Unidades de Terapia Intensiva para facilitar o aprendizado e a
fixação do conteúdo inerente a modulação dos parâmetros do ventilador mecânico
como também a importância de se manter a harmonia entre paciente e profissional.
A área fisioterápica só tem a ganhar com a utilização de novos simuladores que
possam abranger ensinos mais eficazes e facilitadores no ramo hospitalar. Novas
habilidades podem ser adquirias e outras podem ser melhoradas devido a
possibilidade de poder cometer erros sem prejudicar o paciente. Este tipo de ensino
garante ao acadêmico aumento de sua autoconfiança e a certeza de tomar as
decisões corretas durante a sua vida profissional.