dc.contributor | MOURA, RENATO OLIVEIRA DE | |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Jéssica Castro dos | |
dc.date.accessioned | 2021-02-17T17:36:48Z | |
dc.date.available | 2021-02-17T17:36:48Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2833 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
apresentado ao curso de Graduação em
Fisioterapia da Faculdade de Educação e
Meio Ambiente – FAEMA, como requisito
parcial para obtenção do grau de Bacharelado
em Fisioterapia. | pt_BR |
dc.description.abstract | A fisioterapia ganhou um grande espaço no mercado e apresenta grandes evoluções
tecnológicas nos últimos anos. O fisioterapeuta necessita de experiência que seja
possível o pensamento e a agilidade durante o atendimento, muitas vezes é
necessário que se tenha interdisciplinaridade, relacionando-se com outras áreas. A
utilização de simuladores vem para atuar como um facilitador no processo de ensino
aprendizagem. Através deste, é possível desenvolver habilidades de tomadas de
decisões e raciocínio rápido diante de várias situações. A maior dificuldade dos
profissionais com o uso de tecnologias na área da saúde é manter a harmonia e
empatia entre a relação de paciente e profissional, desta maneira, vê-se a
necessidade de incluir o uso de simuladores no processo de ensino aprendizagem.
Este estudo tem caráter experimental cujo o objetivo é apresentar os benefícios que
o uso de um simulador de ventilação mecânica pode oferecer aos academicos do
curso de fisioterapia. Também contará com o desenvolvimento de um protótipo de
simulador de ventilação mecânica vinculado a casos clínicos idealizados da prática
fisioterapeutica das Unidades de Terapia Intensiva para facilitar o aprendizado e a
fixação do conteúdo inerente a modulação dos parâmetros do ventilador mecânico
como também a importância de se manter a harmonia entre paciente e profissional.
A área fisioterápica só tem a ganhar com a utilização de novos simuladores que
possam abranger ensinos mais eficazes e facilitadores no ramo hospitalar. Novas
habilidades podem ser adquirias e outras podem ser melhoradas devido a
possibilidade de poder cometer erros sem prejudicar o paciente. Este tipo de ensino
garante ao acadêmico aumento de sua autoconfiança e a certeza de tomar as
decisões corretas durante a sua vida profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Modalidades fisioterapêuticas | pt_BR |
dc.subject | Ventilação Mecânica | pt_BR |
dc.title | A UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |