Sofrimento mental no acadêmico de enfermagem: práticas integrativas complementares como estratégias terapêuticas
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Data
2020Autor
Santos, Pâmela Kivia Maifrede dos
Ramos, Elis Milena Ferreira do Carmo
Metadata
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É notório que os transtornos mentais não se restringem apenas a um ciclo da
sociedade, tão pouco a determinados espaços geográficos, assim como é sabido
que nos últimos anos as estatísticas mostram que os aumentos das doenças
mentais tiveram um aumento significativo, tendo como consequências
comprometimento das relações sociais e interpessoais. Não é diferente no ambiente
universitário, uma vez que essas questões psicossociais interferem no
desenvolvimento do estudante, tal como na qualidade de vida e na futura profissão.
A rotina universitária dos acadêmicos de enfermagem é permeada por mudanças,
como crescimento pessoal, frustação, medos e incertezas. Frequentemente os
futuros enfermeiros desenvolvem sentimentos ao longo da graduação, como
preocupação, angústia e desapontamento quando não alcançam o desejado
gerando impaciência e irritabilidade, consequentemente afetando no desempenho
acadêmico e no cuidado ofertado em ambiente de estágio. O objetivo central da
pesquisa visa abordar sobre os transtornos mentais nos acadêmicos do último ano
de enfermagem, conceituando o que são os transtornos mentais, especificando cada
um deles, como a depressão, a ansiedade e o estresse, estes que são os mais
comuns entre os universitários. A metodologia utilizada para o estudo foi uma
revisão bibliográfica de caráter descritivo exploratório, este tipo de pesquisa é
responsável por avançar o conhecimento, ressaltando que para esse evento é
preciso primeiro reconhecer o que outros pesquisadores já abordaram. Entres os
instrumentos para o levantamento de dados foram utilizados Scientific Eletronic
Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Sistema de Informações da OMS
(Organização Mundial da Saúde), Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool Drogas
(SMAD), OPAS/OMS, entre os anos de 2015 a 2020. Os resultados mostram que
cabe a instituição identificar a melhor prática que se adeque ao contexto
universitário, que traga ao estudante acolhimento, conforto e segurança para se
inserir na atividade proposta, na perspectiva das Práticas integrativas e
Complementares.