Um olhar da psicanálise para indivíduos autistas após o dsm v: uma revisão de literatura
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Data
2021Autor
Rocha, Márcia Margareth
Rodrigues, Pedro Octavio Gonzaga
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O autismo, denominado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde o DSM V, já
é estudado há mais de um século, mas ainda hoje existem muitas questões a serem
respondidas para melhor compreensão desta condição. O objetivo desse trabalho é
pesquisar e lançar o olhar da psicanálise sobre o tratamento e a forma como o autismo
é tratado na e pela sociedade, contrapondo com a visão e o tratamento das Terapias
Cognitivo-Comportamentais (TCCs) em relação a ele. Há alguns anos atrás, a
psicanálise foi praticamente impossibilitada de lidar com pacientes autistas, mas isso
mudou e hoje vários estudos já trazem metodologias de tratamento para tais pacientes
além de ter uma visão um tanto divergente das TCCs. Enquanto a psicanálise trata o
autismo como um sintoma, as TCCs veem o mesmo como um transtorno e isso implica
várias diferenças tanto no tratamento quanto na visão social ao autista. O artigo foi
feito através de uma revisão bibliográfica selecionando artigos que defendem o uso
de psicanálise e também daqueles que defendem o uso de TCCs. A partir disso, foi
feito uma análise dos pontos defendidos e refutados por eles construindo uma
discussão em torno disso. O uso da psicanálise se mostrou mais favorável no
tratamento dos autistas pois ela não procura moldar o autista para se encaixar nos
padrões ditados pela sociedade, mas ajudá-los a desenvolver as habilidades que
possuem naturalmente.