OFERTA DE DISCIPLINAS VOLTADAS À SAÚDE PÚBLICA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC’S) DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DE RONDÔNIA
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/2977/MARIA%20VIT%c3%93RIA%20DA%20SILVA%20REIS.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
REIS, MARIA VITÓRIA DA SILVA
Xavier, Yuri de Lucas Martins
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação Física (EF) é a ciência que trata do movimento humano, abrangendo
diversas manifestações que remetem a prestação de serviço na intenção de garantir
qualidade de vida através da prática de atividade física. Dentre as áreas de atuação,
está a saúde pública, em específico a atuação na Atenção Primária à Saúde (APS),
considerada a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, na
qual o profissional da educação física tem um importante papel, previsto na legislação
vigente que rege a profissão. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar se há
oferta de unidades curriculares referentes à Atenção Básica nos Projetos Pedagógicos
do Curso (PPC’S) de Educação Física, grau bacharelado em Instituições de Ensino
Superior (IES) do estado de Rondônia, bem como a abordagem de Atividade Física
no âmbito de saúde no processo de formação acadêmica destas instituições,
discorrendo sobre as políticas educacionais e legislações pertinentes e análise dos
dados encontrados com a reflexão sobre os benefícios sociais e educacionais. Tratase de uma pesquisa documental de caráter quanti-qualitativo, que busca analisar
predominância de disciplinas que abordem de maneira transversal o tema proposto.
Neste sentido, chegou-se à conclusão de que, das IES que ofertam disciplinas sobre
saúde pública, possuem poucas unidades sobre a temática, fornece uma estrutura
limitada e incipiente de saúde coletiva e políticas públicas de saúde, inviabilizando a
atuação do profissional de EF nas equipes multidisciplinares do sistema público de
saúde brasileiro.