dc.description.abstract | A correta utilização de um sistema de gestão de segurança e saúde oferece
melhorias significativas nas condições do meio ambiente de trabalho na indústria da
construção civil. A segurança no trabalho visa assegurar condições de trabalho
apropriadas para os trabalhadores da empresa e para os colaboradores. Ao garantir
condições de segurança, é possível que os trabalhadores desempenhem as suas
funções, garantindo a integridade física deles. Com esse cenário, este trabalho tem
como objetivo verificar as condições de segurança e saúde encontradas nos
canteiros de obra da cidade de Alto Paraíso - RO e Ariquemes - RO, identificando
práticas inadequadas comuns entre as empresas. O desenvolvimento desse trabalho
envolve estudo de caso, através da aplicação de um checklist padrão visando
coletar os dados nos canteiros visitados e comparar os resultados obtidos. O
checklist conta com variados itens de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), que
possibilita a verificação o cumprimento dos requisitos das Normas
Regulamentadoras e a correta gestão de SST. Foi adotada pontuação de 0, 5, e 10
para itens não conformes, itens parcialmente conformes e itens conformes,
respectivamente, e NA (não aplicável) para o item que não foi possível realizar a
aplicação, pois dependendo do estágio da obra e técnicas construtivas, alguns itens
não puderam ser analisados, ficando desconsiderados no cálculo da pontuação. Na
análise de resultados, considerou-se item crítico aquele que obteve nota menor que
seis. Após a divulgação dos resultados finais, observou-se que os responsáveis de
algumas empresas expressaram disposição em aprimorar seus sistemas de gestão
de SST. | pt_BR |