dc.description.abstract | O transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que
afeta importantes áreas do desenvolvimento psicomotor da criança como: dificuldade
na sociabilização e no desenvolvimento da linguagem verbal, déficit cognitivo,
alterações comportamentais, estereotipias, interesses restritos e alterações motoras,
podendo ainda ser classificado de acordo com o grau de acometimento, denominado
grau leve, moderado ou severo. A descoberta do diagnóstico ocorre na maioria das
vezes de forma tardia, entretanto, alguns sinais de TEA podem ser identificados em
um bebê nos primeiros meses de vida, sendo que cabe aos profissionais de saúde
identifica-los e iniciar uma intervenção precoce. Este estudo consistiu em uma revisão
de literatura integrativa de caráter qualitativo, tendo por objetivo discorrer sobre os
benefícios da Equoterapia para o desenvolvimento psicomotor de crianças com TEA.
Para sua execução foram acessadas as bases de dados Scientific Electronic Library
Online (SciELO), Google Livros, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Google Acadêmico
e acervo literário da biblioteca virtual Júlio Bordignon da Faculdade de Educação e
Meio Ambiente (FAEMA). A estratégia utilizada consistiu em pesquisas por materiais
que estivessem em consonância com os Descritores em Saúde (DECs): Transtorno
do Espectro Autista, Psicomotricidade e Terapia Assistida por Cavalos. Após a
finalização desse trabalho, foi possível concluir que a Fisioterapia é uma das áreas da
saúde mais importantes no tratamento multidisciplinar em crianças autistas, e que a
terapia assistida por cavalos é um dos recursos de maior validade no tratamento de
crianças com TEA, pois além de trabalhar na correção dos déficits motores, colabora
na construção da interação social, e pode estar associada ao prazer, levando uma
maior aderência e uma maior motivação da criança em relação ao tratamento. | pt_BR |