QUALIFICAÇÃO DO ENFERMEIRO EM LIBRAS: implicações no cuidado ao deficiente auditivo sob o olhar do surdo, professor intérprete e do profissional enfermeiro
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Data
2021Autor
OLIVEIRA, WALAS DE PAULA
Santana, Sonia Carvalho de
Metadata
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A falta de conhecimento em relação a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tanto da
sociedade quanto dos profissionais de enfermagem contribui na exclusão da população
deficiente auditiva perante a busca aos órgãos de saúde, consequentemente as
informações relacionada a promoção e prevenção em saúde. Buscou-se identificar o
perfil dos profissionais enfermeiros no atendimento com o deficiente auditivo, bem como
a visão do professor que atua em Libras frente a problemática e a interpretação do surdo
quanto à necessidade do atendimento em saúde. A metodologia utilizada para este fim
foi descritiva com abordagem quali/quantitativa através de questionário de perguntas
abertas e fechadas de múltipla escolha, aplicada através do Google forms após
aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. O referencial teórico ocorreu através de
artigos científicos obtidos através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific
Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Júlio Bordignon da Faculdade de
Educação e Meio Ambiente (FAEMA) e manuais do Ministério da Saúde. Sabe-se da
importância da empatia e humanização para com os deficientes auditivos, favorecendo
a inclusão no sistema de saúde e demonstrando a importância da qualificação dos
profissionais para ocorrer melhora no processo do cuidado.