INVISIBILIDADE DA TEMÁTICA LGBTQIA+ NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIRAS (OS) EM UM ESTADO DA AMAZÔNIA LEGAL
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Data
2021Autor
SILVA, RAQUEL KARINE BARBOSA DA
Veríssimo, Thays Dutra Chiarato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Brasil lidera o ranking na lista de países que mais mata pessoas LGBTS no mundo,
simultaneamente pesquisas apontam que no país, jovens que assumem a não
heterossexualidade se sentem inseguros e violentados nos ambientes educacionais. A
formação acadêmica é um momento único na vida de muitas pessoas, mas, pode ser
opressora e vazia de representatividade para a comunidade LGBTQIA+. Esta pesquisa
tem como objetivo analisar programas pedagógicos de cursos de graduação em
enfermagem que abordem de maneira transversal o tema proposto. O momento atual
exige, na formação de profissionais da saúde, mudanças metodológicas que não estejam
embasadas somente em discussões conceituais, requerem novos sujeitos sociais para
que haja transformação na oferta dos serviços. A transversalidade objetiva dar ao
curriculo uma dimensão social e contemporânea, tratando diferentes temas dentro de
cada contexto histórico discutido. A metodologia utilizada teve caráter Quanti-Qualitativo,
após analises dos PPCs verificou-se despreparo e abordagem insuficiente das
instituições quanto à diversidade e o ensino referente à temática.