dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar a vivência de uma
acadêmica e sua prática clínica durante os períodos de estágio através da
Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), explanando acerca do desafio da
graduação, assim como compreender a importância dos estágios para a formação
e analisar o desenvolvimento da mesma durante o estágio associando a prática
clínica e conhecimento teórico, fazendo com que o acadêmico desenvolva suas
habilidades. Discorre acerca da psicologia humanista, que observa o ser humano
de uma maneira holística e organísmica, como um todo e seu contexto e que surgiu
em contraposição à Psicanálise e Behaviorismo, forças vigentes na época. A
Abordagem Centrada na Pessoa, decorrente da psicologia humanista, é pautada
em atitudes do terapeuta que facilitam o processo de tendência atualizante para o
cliente, sendo elas autenticidade, aceitação positiva incondicional e consideração
empática, promovendo ressignificação e novos olhares por parte do cliente para
sua própria vivência. É também caracterizada pela não-diretividade sendo o cliente
principal condutor dos seus relatos e o terapeuta, seu acompanhante. Relata sobre
a experiência de uma acadêmica nos semestres 7°, 8° e 9°, no Instituto Faema,
sua trajetória percorrida até a escolha do estágio, seu amadurecimento enquanto
estagiária e futura profissional nesse período e em como ela foi desenvolvendo a
Abordagem Centrada na Pessoa, transcendendo o limite faculdade e alcançando
espaço em seu próprio estilo de vida. Os dados apresentados foram obtidos por
meio dos registros dos atendimentos realizados e das supervisões, articulados com
o referencial teórico da ACP. Como resultados obtidos, considera-se maior
conhecimento obtido a respeito da Abordagem Centrada na Pessoa e a
compreensão da importância da atuação do terapeuta estar coerente com a sua
abordagem teórica. Ademais, explanou-se acerca dos estágios, sua importância
para a graduação, o setting terapêutico e a prática do psicoterapeuta humanista, e
como o vínculo entre terapeuta e cliente pode promover autocuidado, ambiente de
aceitação e, em consequência, bem-estar. | pt_BR |