dc.description.abstract | A utilização das fibras de aço no concreto é uma técnica que está em constante
desenvolvimento, através de novas tecnologias e novos materiais construtivos que
possibilitam melhoras estruturais, principalmente com relação ao seu alto
desempenho de resistência à tração. Este trabalho tem como objetivo principal
analisar as propriedades mecânicas do concreto com a inserção de fibras de aço
oriundas de pneus inutilizáveis, pois existe uma grande demanda de pneus
descartados irregularmente ao meio ambiente, gerando uma série de consequências
ambientais, sociais, sanitárias e financeiras. Sendo assim, foram realizados 54 corpos
de provas com traço de 1:2:3 (cimento, areia e brita) para o concreto sem adição de
fibras de aço, e com teores de 15 kg de fibras de aço para 1 m³ de concreto (F15) e
de 25 kg de fibras de aço para 1 m³ de concreto (F25), com a finalidade de comparar
as características mecânicas entre o concreto convencional e o concreto com adição
de fibras de aço. Após o processo de cura dos corpos de provas, estes foram
submetidos aos ensaios de resistência à compressão axial de acordo com a NBR
5739/2018 e aos ensaios de compressão diametral conforme a NBR 7222/2011, como
também, o “Slump Test” segundo a NBR NM 67/1998 para determinar a consistência
do concreto. Por fim, é esperado que o concreto apresente resultados positivos, com
uma melhor resistência à tração, aumento da tenacidade e maior controle de
fissuração, proporcionalmente com o teor de fibras de aço utilizadas. | pt_BR |