ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DO CONCRETO COM A ADIÇÃO DE RESÍDUOS PNEUMÁTICOS INSERVÍVEIS
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Data
2021Autor
OLIVEIRA, MATHEUS HENRIQUE BARZZOTTO DE
Lemes, Silênia Priscila da Silva
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O uso de resíduos na construção civil é algo fortemente trabalhado nos dias atuais,
tendo em vista as diversas maneiras de incorporação, o que versa diretamente sobre
as perspectivas de sustentabilidade tão necessárias para o século XXI. Nesse sentido,
esse estudo teve como objetivo averiguar as propriedades mecânicas do concreto
com a inserção de resíduos pneumáticos. A metodologia utilizada para o
desenvolvimento da pesquisa foi orientada a partir da observação da literatura
pertinente e das normas técnicas de execução dos testes de ensaio. Para isso, foi
realizada a confecção dos corpos de prova com traço de referência, traço com 10% e
traço com 15% de resíduo pneumático. Os agregados miúdo e graúdo utilizados na
produção do concreto foram submetidos à ensaios de caracterização e os corpos de
prova foram submetidos à ensaios em estado fresco (Slump Test) e endurecido
(resistência à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral e teste
de absorção de água). Como resultados, os ensaios de resistência à compressão axial
e tração por compressão diametral indicaram que os traços de 10% e de 15%
apresentaram resistência inferior ao traço de referência nos testes aos 7, 14 e 28 dias.
O estudo conclui que a análise das propriedades mecânicas do concreto constituído
de resíduo de pneu apresentou desempenho inferior em comparação ao concreto de
referência no que tange a resistência à tração por compressão diametral.