A inclusão do aluno surdo na educação infantil
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Data
2022Autor
Donin, Camila Pereira
Lima, Roger Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A integração educacional de alunos com deficiências, especialmente, no ensino
escolar é uma das principais metas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação sendo
assim o aluno surdo deverá ser incluído no ensino regular. Cabe ressaltar que a
educação especial aproxima a pessoa surda da cidadania e de acessar outros
instrumentos que a ela são disponíveis, principalmente, o de obter uma educação de
qualidade e dignidade para trabalhar e conquistar seu espaço na sociedade, por isso,
a educação não só alfabetiza, mas também desperta a consciência de que todo e
qualquer indivíduo pode e deve estudar independente de limitações. Porém, nos
casos excepcionais deve-se assegurar o livre acesso da criança a escola adequandose no que for necessário para o exercício escolar de qualquer pessoa. Para tanto, não
menos importante menciona-se que a tecnologia aplicada no aprendizado desses
alunos contribui substancialmente com todo resultado a ser alcançado que é trazer o
suporte para o indivíduo por meio do conhecimento escolar com a intenção de
entender como é feita a inclusão do aluno surdo, este trabalho abordou uma questão
pertinente ao processo inclusão e aprendizagem do aluno surdo na educação infantil
com base em breve histórico do aluno surdo na educação e a relação desses alunos
com todos os interessados que compõe o processo educacional infantil. Esta
abordagem se deu através de fundamentação teórica, baseada nas pesquisas
bibliográficas seguindo as normas da pesquisa qualitativa, sendo possível encontrar
os dados essenciais para a pesquisa em questão. Para melhor compreensão
discorreremos sobre o papel da escola na inclusão do aluno surdo: o trajeto percorrido
pelo aluno surdo no decorrer do tempo; o processo de inclusão do aluno surdo na
educação infantil; a relação professor e escola com o aluno surdo da educação infantil.
Mediante as reflexões apresentadas no estudo sobre a inclusão do aluno surdo na
educação infantil tem como enfoque a trajetória histórica na educação bem como a
inclusão deste nas instituições de ensino infantil; e ainda, a relação que se estabelece
entre professor e/ou escola para com o aluno surdo da educação infantil.