A importância da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Santos, Amanda Pinheiro
Lima, Roger Dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Desde o descobrimento do Brasil nos anos de 1500, a música vem sendo utilizada
como instrumento metodológico, inicialmente na catequização dos índios e
posteriormente como ferramenta pedagógica auxiliando o trabalho docente. Por esse
viés, esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos que a música pode
proporcionar no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo das
crianças. Como forma de atender a proposta supracitada, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica sobre a concepções da musicalização na Educação Infantil. Identificouse com essa pesquisa que, quando trabalhamos com a música na sala de aula
melhoramos o desenvolvimento dos alunos em várias áreas como: imaginação,
interação com os outras, melhor desempenho da oralidade, já que ao ouvir a música
a criança inicia sua pronúncia letrada. Sendo assim, a música na Educação Infantil é
primordial para o processo de ensino e aprendizagem das crianças, pois ela
desenvolve várias habilidades, além de ajudar na criatividade, e ajuda em seu
desenvolvimento. O desenvolvimento é algo que acontece durante toda nossa vida;
contudo, a infância é o período em que isto ocorre com maior intensidade, então,
torna-se fundamental para o desenvolvimento da criança a oferta de experiências
lúdicas e prazerosas, como a música. Com isso, conclui-se que a música não deve
ficar de fora do processo de ensino da escola, o professor deverá planejar a melhor
forma para trabalhar com a música dentro da sala de aula. É importante que o
professor inserira a música na Educação Infantil, pois ela traz inúmeros benefícios
para o desenvolvimento das crianças, entres eles estão o raciocínio, criatividade, o
convívio social, harmonia, da autoestima, o desenvolvimento da fala, da respiração, e
do próprio desenvolvimento cognitivo e motor da criança.