O ciclo da alfabetização na perspectiva do letramento: a alfabetização no contexto atual
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Bezerra, Daniela Lemos
Lima, Roger dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa foi desenvolvida levando em consideração aspectos da educação
formal, e tem como foco principal o período que corresponde ao ciclo de
alfabetização infantil, evidenciando a alfabetização e o letramento como
fundamentais no processo de aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo
demonstrar conhecimentos atrelados a alfabetização na educação básica, tendo
como foco, o estudo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e
como ocorre a construção de conhecimentos cognitivos nessa etapa do ensino
escolar. De tal forma, a pesquisa em questão, é de cunho bibliográfico e busca
analisar as implicações da alfabetização no desenvolvimento educacional do
aluno, discorrendo sobre assuntos atuais que abrangem á aprendizagem, na
composição do assunto determinado são utilizados dados de relevância
encontrados em artigos, revistas científicas, livros, documentos oficiais como a
base nacional comum curricular, pacto nacional para a alfabetização na idade
certa, plano nacional de educação, conselho nacional de educação e a
constituição federal, para melhor compreender o ensino nessa fase educacional.
A trajetória que o docente percorre para fazer com que seus alunos aprendam a
ler e a escrever, no contexto do letramento é longa e complexa. Sendo assim,
constatou-se ao final do trabalho que a educação formal é uma fonte de
conhecimento que garante que o ser humano exerça a sua cidadania e é um
meio que faz com que o mesmo se integre na sociedade atual. Ao decorrer da
pesquisa foi possível compreender o papel da alfabetização e letramento na vida
do indivíduo e então infereir que, a alfabetizão diz respeito á codificação e
decodificação do código escrito e o letramento está relacionado com a utilização
da linguagem em práticas sociais.