A educação em detrimento da pandemia da covid-19: os desafios da readequação no processo de ensino-aprendizagem
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Data
2022Autor
Fróes, Ludmila Mariano
Lima, Roger dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação no período da pandemia da COVID-19 apresentou alguns percalços
quanto a continuidade do processo educativo, necessitando que os órgãos
competentes e a própria comunidade escolar, passasse por um processo adaptativo
mediante o período de calamidade pública, desafiando todos à uma transição
eventual do modo de ensino genuinamente presencial, para o remoto. Deste modo,
objetivou-se nesta pesquisa, analisar os percalços e desafios da aprendizagem de
estudantes dos anos iniciais no período da Pandemia da COVID-19, elucidando as
transformações temporárias, ocorridas no meio educacional. Para responder a tal
objetivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica com viés qualitativo. O levantamento
dos dados pesquisados ocorreu em grande maioria nas publicações oficiais do
governo brasileiro, divulgadas durante os anos de 2019 a 2021. O aporte teórico da
pesquisa foi embasado nos estudos de impactos proporcionados pelo novo
Coronavírus na educação. Na pesquisa pode-se perceber que em decorrência da
pandemia as escolas tiveram a necessidade em se readequar ao novo cenário
educacional, a saber: aulas remotas, discussões sobre a retenção e aprovação dos
estudantes, a readequação do calendário, o cumprimento da carga horária exigida
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, o despreparo dos professores
quanto a exigência do uso de tecnologias em um cenário educacional que sofre por
falta de condições estruturais, além da relação afetuosa e incentivadora entre a
família e o estudante, ser crucial neste momento, tornando-a um importante
mediador. Não obstante, cabe aos profissionais docentes a readequação do
processo de ensino-aprendizagem visando considerar os conteúdos adquiridos
durante o período que designou o ensino remoto, abrandando os desfalques
educacionais na pós-pandemia. Com o presente trabalho pode-se perceber que as
dificuldades vivenciadas pela educação, foram intensificadas diante de uma
repentina transformação no contexto social, sendo inevitável a atribuição de
recursos tecnológicos na educação que evidenciaram as desigualdades sociais;
fomentando assim, que a formação docente considere o aprimoramento da prática
pedagógica frente ao boom tecnológico vivenciado pelas novas gerações.