Avaliação da aprendizagem em tempos de pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
A avaliação da aprendizagem consiste em um instrumento educacional capaz de
avaliar a evolução ou involução dos estudantes ao longo do processo de ensino e
aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo verificar como a avaliação da
aprendizagem ocorreu nos anos iniciais do ensino fundamental no período da
pandemia – COVID-19. A pesquisa é totalmente de cunho bibliográfico na qual
buscou-se autores que pesquisaram/pesquisam sobre a avaliação da aprendizagem,
e avaliação no período da pandemia da COVID-19. Esse tipo de investigação
possibilita uma proximidade do pesquisador as literaturas já escritas acerca do
problema em questão. Os principais aportes teóricos utilizados foram Luckesi
(2013), Miquelante et al (2017), Costa e Nascimento (2020), Valle e Marcom (2020),
Souza e Almeida (2020), Baldes (2021), entre outros. A partir da análise da literatura
pode-se observar que a avaliação da aprendizagem não se constitui apenas em
classificar os alunos em aptos ou inaptos, mas sim, averiguar se as competências e
habilidades estão sendo atingidas com êxito. Visto que, quando a avaliação é
tomada como uma prática na qual se atribui o valor do trabalho realizado, não há
qualidade, a avaliação nesse sentido, vai perdendo sua natureza. Conforme as
observações, a avaliação da aprendizagem no período da pandemia da COVID-19,
ocorreu de forma remota, e que o foco nesse período estava centrado na relação
afetiva (escola x estudante). Sendo assim, conclui-se que, o educador necessita
conhecer a realidade dos seus estudantes, para que possa escolher a melhor
alternativa de averiguar o desenvolvimento da aprendizagem. Quando a avaliação
ocorre de forma coerente, colhe-se belos frutos.