O lúdico como intervenção em crianças diagnosticadas com TDAH em anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2022Autor
Limberger, Tainara Jesus
Lima, Roger dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa trata sobre o lúdico como intervenção em crianças
diagnosticadas com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como
objetivo, analisar a importância os jogos e brincadeiras no desenvolvimento de
crianças diagnosticadas com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental. Para se
chegar a tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, seguindo os
preceitos de Gil (2002), com uma abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando como
ferramenta de organização textual o fichamento. As fontes bibliográficas usadas nesse
trabalho foram extraídas de artigos e livros renomados, de autores que discorrem
sobre o tema, publicados em sua maioria nos últimos cinco anos. No decorrer da
pesquisa, identificamos que o TDAH causa falta de atenção, concentração,
impulsividade e hiperatividade, sendo descoberto geralmente na pré-escola,
recebendo um tratamento multidisciplinar que envolve vários profissionais de diversas
áreas como: saúde, saúde mental, educação, todos esses profissionais trabalham
juntamente com a família para que a criança alcance com mais sucesso o seu objetivo.
O tratamento exige muito esforço e paciência de todos os envolvidos, pois as crianças
com TDAH, muitas vezes, não conseguem se concentrar e realizar sua tarefa por
completo, sendo que por isso a necessidade de inserirmos o lúdico no cotidiano da
criança não só na escola, mais nos afazeres de casa, sendo que o lúdico desenvolve,
concentração atenção e relaxamento da criança. São atividades simples que podemos
realizar com tinta, giz, garrafa pet, lápis de cor, recorte de papel, montar objetos com
pet, madeira, lã entre outros, podemos utilizar jogos de memória, quebra cabeça, o
corpo e a respiração para proporcionar o relaxamento. Ao longo da pesquisa
evidenciamos que o lúdico traz resultados para o desenvolvimento da criança, e que
o envolvimento da família proporciona um aumento no desenvolvimento da mesma.