O ambiente ideal para a formação profissional; escola modelo de arquitetura e urbanismo
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Data
2022Autor
Soares, Laraiany Lopes
Castro Neto, Hélio Ferreira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A qualidade do ensino superior é de grande relevância para a sociedade e os
profissionais que a compõem, sabendo que é durante este período que as habilidades
necessárias para atuar como arquiteto, são adquiridas. O projeto arquitetônico para
instituições de ensino, possibilita a melhor captação da necessidade de aprendizado
específica em cada área de atuação profissional, neste caso a Arquitetura e
Urbanismo. Essa pesquisa apresenta um anteprojeto para a elaboração de uma
proposta arquitetônica de uma escola modelo para o ensino de Arquitetura e
Urbanismo.
É possível determinar a importância do espaço apropriado para ensinar o
profissional de Arquitetura e Urbanismo, mostrando como o ambiente educacional
exerce influência na metodologia de ensino, no incentivo, e no estímulo pela busca de
aprendizado. Em razão disso, são apresentadas instituições de arquitetura modelo,
que promovem melhor qualidade no ensino profissional. Desse modo, por meio
pesquisas bibliográficas, pesquisa qualitativa com questionários exposições de
pensamentos críticos, e estudos de casos foram apresentados para a compreensão
do tema e, posteriormente, para construção precisa de um programa de necessidades
que atenda às peculiaridades da edificação referida. Essa proposta pretende inserir a
Arquitetura que é ensinada durante o período de graduação, no espaço físico das
Universidades de Arquitetura, nesse caso uma escola técnica em Ariquemes – RO,
de forma que o ensino possa ser cada vez mais prático, e didático, para a garantia de
uma boa formação profissional.