dc.description.abstract | O processo de pavimentação de uma rodovia deve envolver diversos fatores
relacionados com a projeção, processo construtivo e manutenções. Os pavimentos
flexíveis e rígidos representam as maiores metodologias utilizados nesse sentido,
que apresentam características específicas, vantagens e desvantagens. Com isso,
esse estudo teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre a utilização
de pavimentos flexíveis e rígidos nas rodovias no que tange à segurança e dados
econômicos dos pavimentos. Como métodos, foi realizada uma revisão bibliográfica
de caráter descritivo e exploratório, a partir da análise de publicações e documentos
do Ministério dos Transportes, livros, artigos científicos e busca direcionada pelos
descritores “Pavimentos; Engenharia de Trânsito; Segurança; Economia” em
plataformas como o Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Revistas
Científicas e Google Scholar. Os resultados demostram na comparação técnica o
pavimento rígido se mostra mais vantajoso, que permite maior durabilidade, melhor
resistência, maior segurança ao tráfego e menores necessidades de manutenção. Já
na comparação econômica, observou-se que os flexíveis apresentam menor custo
de implantação, mas exigem um número extremamente elevado de manutenções,
enquanto os rígidos se mostraram menos vantajosos quando há baixo tráfego de
veículos. Conclui-se que a determinação do melhor tipo de pavimentação depende
diversos fatores que precisa ser considerado durante o processo de projeção da
obra. | pt_BR |