Dimensionamento de drenagem em estrada não pavimentada em uma microbacia localizada no município de Ariquemes-RO
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Data
2022Autor
Zambam, Lucas Eduardo da Silva
Lima, Felipe Cordeiro de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As boas condições de trafegabilidade das estradas não pavimentada têm grande
relevância econômica e social para país. As obras de drenagem possibilitam as
transposições de talvegues assim permitindo o deslocamento por estas vias. O correto
funcionamento deste tipo dispositivo está diretamente relacionado com
dimensionamento a qual se considera dados relacionados com a bacia de contribuição
como sua área, declividade, intensidade de precipitação, coeficientes de escoamento
superficial, extensão do talvegue entre outros. Os parâmetros relacionados a
topografia podem ser obtidos com o processamento de dados obtidos através de
SRTM que resultam na criação MDE do terreno, que são utilizados para obtenção da
área da bacia, comprimento do talvegue e curvas de níveis. Possibilitando calcular a
vazão por equações como a do Método Racional que é de fácil interpretação e
aplicação. Com o resultado obtido pelo cálculo através deste método, tem-se a vazão
de projeto que o dispositivo de drenagem deverá atender. Para o resultado obtido para
local de estudo, analisando os elementos que atendem a vazão de projeto, observouse que tanto o BSCC 2,50 x 2,50 metros quanto o tubo PEAD de diâmetro 1,50 metro
considerando três linhas são viáveis economicamente, por apresentarem custos
menores que os tubos metálicos. Os principais fatores que podem influenciar para a
escolha entre dispositivo de drenagem de concreto e o PEAD é a disponibilidades
deste na região no período de executar a obra, tempo de execução além da logística.