Estudo sobre a importância da afetividade na educação: uma leitura a partir de Lev Vygotsky e Henri Wallon
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Data
2022Autor
Silva, Graciele Santos
Rodrigues, Pedro Octávio Gonzaga
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A importância da afetividade na educação, é uma temática que vem sendo cada vez mais
discutida. A afetividade está presente na vivência dos alunos independentemente de seu nível
educacional ou idade, porém, ainda encontramos resistência na valorização dos afetos em sala
de aula, visto que a educação ainda é fortemente influenciada por métodos que privilegiam o
tradicionalismo que, com frequência, desvalorizam a relevância da vivência na formação do
aluno. Deste modo, esta monografia teve como objetivo investigar à importância da afetividade
para a educação a partir dos trabalhos de Lev Vygotsky e Henri Wallon. Para a consecução deste
objetivo foi adotado o método pesquisa bibliográfica, de natureza teórica, utilizando-se de
trabalhos publicados entre os anos de 2002 a 2022. Através das teorias analisadas, constata-se
que a mediação afetiva entre professores e alunos não é sempre realizada de forma positiva ou
favorável ao processo educativo, contudo, os vínculos-afetivos fazem parte de todo o cotidiano
educacional, cabendo aos educadores tornarem-se cada vez mais conscientes das dificuldades e
necessidades de seus educandos. Ao desenvolver este estudo, conclui-se que Lev Vygotsky e
Henri Wallon consideram o desenvolvimento humano, a natureza social e afetiva do ser humano
para o processo de aprendizagem, Vygotsky não trata diretamente o fenômeno afetividade, mas
em suas próprias construções teóricas é possível evidenciar os afetos como algo fundamental ao
longo do processo evolutivo-cognitivo do ser humano. Wallon, por sua vez, toma a afetividade
como objeto de sua teoria, trazendo que o sujeito é afetivo desde suas primeiras relações
primarias, de que aprendizagem é posterior aos afetos estabelecidos entre mestres e aprendizes.
A partir das análises desenvolvidas, conclui-se que os vínculos afetivos impactam sobremaneira
as relações entre professor e aluno, aquele, ao não compreender a importância destes vínculos,
acabam produzindo mediações incongruentes, prejudicando o aprendizado.