Avaliação da assistência de enfermagem: segurança do paciente pediátrico hospitalizado
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Data
2022Autor
Silva, Stéfany Daniely Gomes Da
Framil, Juliana Barbosa
Metadata
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O termo segurança do paciente significa a redução, a um nível aceitável, do risco de
dano associado ao cuidado do paciente, sendo imprescindível que a cultura de
segurança em saúde seja exercida cotidianamente na enfermagem promovendo
segurança aos profissionais e, por conseguinte, aos pacientes pediátricos e todos
envolvidos. Quando não há o cuidado seguro conduzido por métodos padronizados,
ocorrem complicações chamadas de eventos adversos, o mesmo determina-se por
intercorrência prejudiciais indesejáveis, pressuposta por uma assistência imprudente
prestada por algum profissional no ato assistencial capaz de ser fatal ao corpo lesado.
Visto que o número de internações tem crescido consideravelmente nos últimos anos
e considerando também a capacidade profissional, física e administrativa dos
hospitais, principalmente da região Norte. Neste contexto, pretendeu-se nesta
pesquisa analisar a conduta de enfermagem no que concerne à segurança do
paciente pediátrico. O presente estudo refere-se a uma revisão integrativa da
literatura, a partir da busca em ambiente virtual bibliográfico na base de dados BVS
Enfermagem que abordassem o tema aqui proposto. Seguindo os critérios de seleção
de artigos para a amostra final, dez publicações foram consideradas elegíveis para
atender ao objetivo proposto neste trabalho. A partir disso, no decorrer da pesquisa e
descrição dos conteúdos abordados evidenciou-se situações que predispõe as
crianças a ocorrência de eventos adversos devido à não adoção das recomendações
relacionadas à segurança do paciente. Apesar dos índices comprovados através da
coleta de dados por notificações, a realidade é que a pratica de notificar é
minimamente aderida por grande parte das equipes atuantes. O efeito dominó é bem
provável nestes casos, pois falhas são identificadas desde o assistencial ao
administrativo, analisa-se que quando não há embasamento, promoção ou interesse
por aprender os facilitadores para uma assistência segura para ambas partes os ricos
diários são altíssimos. Por conseguinte, em vista de toda problemática, encontrou-se
pontos positivos a serem reforçados e também técnicas, protocolos e medidas
cautelares de apoio, possibilitando a qualificação no atendimento ao cliente.