Educação menstrual: implicações na saúde de jovens em um município da Amazônia Legal
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Data
2022Autor
Abreu, Dafynie Dutra de
Vale, Jessica de Sousa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na sociedade contemporânea, constantemente, busca-se avanços relacionados a
temáticas que necessitam de maior ênfase. No entanto, a cultura brasileira apresenta
especificidades que corroboram para a perpetuidade de pensamentos e
comportamentos cuja a necessidade de mudanças é indispensável. Nesse sentido,
surgiu-se a imprescindibilidade da educação menstrual - ramo da educação integral
em sexualidade que consiste no entendimento de que as pessoas que menstruam
necessitam do conhecimento sobre seus próprios corpos, estejam a par do ciclo
menstrual e possam promover assim o seu bem-estar em todas as áreas da
concepção de saúde. A presente pesquisa teve por objetivo relatar as implicações da
educação menstrual na saúde de jovens durante o período da adolescência e os
possíveis impactos na vida adulta, com o intuito de evidenciar o problema e contribuir
para possíveis avanços nesse sentido. A metodologia utilizada foi a pesquisa de
campo quantitativa de caráter descritivo, a qual possibilitou dados em relação à
temática em âmbito municipal. Em relação aos resultados, alcançou-se: maioria das
participantes referiram que não tiveram orientações na escola sobre a menstruação e
metade já precisaram de algum método para conter a menstruação na escola e não
tiveram acesso; prevalência de dores ou desconfortos durante o período menstrual e
de relatos sobre o desconhecimento dos distúrbios hormonais ligados à menstruação;
1/3 das participantes afirmaram que a falta de informações sobre o ciclo menstrual
afetou negativamente suas vidas em fase adulta.