dc.description.abstract | O presente artigo discute as transformações no acesso à informação e prestação de
serviços públicos no mundo contemporâneo com a inclusão da tecnologia.
Atualmente, a internet desempenha um papel fundamental na criação de novas
fontes de conhecimento, permitindo acesso a vastos acervos de informações e
serviços. O crescente acolhimento da tecnologia por parte de pessoas e
organizações levou a administração pública a incluir os aparatos digitais em seus
processos administrativos e na prestação de serviços à sociedade. Em que pese os
benefícios advindos dessa iniciativa, o processo de evolução tecnológica sem a
inserção de políticas públicas de inclusão digital resultou na marginalização de
determinados grupos, que hoje sofrem com a exclusão digital. Dentre os excluídos
digitalmente, estão os indivíduos que possuem dificuldades em se adaptar a rapidez
das novas redes, como os idosos, e também aqueles que, devido às condições
sociais e educacionais não conseguem acesso fácil aos aparatos tecnológicos. Além
disso, a falta de acesso à internet é um desafio significativo, uma vez que milhões de
brasileiros não têm acesso e não conseguem se conectar diariamente. A exclusão
digital está intrinsicamente associada aos problemas sociais enfrentados pelo Brasil.
Nesse prumo, o 5º, inciso XXXIII da CF/88 assegura o direito de acesso à
informação a todo cidadão, portanto, a exclusão digital constitui um problema social,
e também uma afronta ao texto constitucional. A partir das informações obtidas, foi
constatada a essencialidade de garantir a acessibilidade às tecnologias e à
infraestrutura digital necessária para a conexão à internet, por intermédio de
políticas governamentais para garantir o acesso e oferecer treinamento para a
utilização desses recursos, uma vez que a política de inclusão digital no Brasil ainda
é deficitária. A metodologia se baseou na pesquisa e análise bibliográfica e
estatística de dados disponibilizados pelos órgãos governamentais. | pt_BR |