Empreendedorismo feminino: uma análise da sua evolução e impacto no cenário empresarial
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/3491/JULIANA%20TOZATO.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Tozato, Juliana
Silva, Alisson Paulinelli Ben
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O empreendedorismo, é um termo derivado da palavra francesa "entrepreneur" e está associado
à ideia de assumir riscos em busca de oportunidades lucrativas. Remonta ao século XVII
quando se referia predominantemente à parcela de homens que buscavam lucro e prosperidade
nos negócios. Entretanto, as diversas barreiras sociais e culturais ainda limitavam o acesso das
mulheres a esse campo. Nas últimas décadas, houve uma mudança de paradigma à medida que
as mulheres ganharam terreno no empreendedorismo, impulsionadas por movimentos de
igualdade de gênero e pela busca por representatividade nos negócios. Este estudo investiga a
evolução do empreendedorismo feminino, destacando o papel dos movimentos de igualdade de
gênero no aumento da participação das mulheres no âmbito empresarial. A metodologia
envolveu uma análise e coleta de dados acadêmicos obtidos da base de dados do Google
Acadêmico, Scielo, Serasa Experian e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae). Os resultados revelam avanços significativos conquistados pelas mulheres,
mas também apontam para a persistência de desafios e a necessidade de mudanças sociais mais
profundas rumo à verdadeira igualdade de gênero.