Desenvolvimento autônomo na infância: explorando os impactos psicológicos e sociais da falta de autonomia
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/3512/AMANDA%20CRISTINA%20MAZER%20HOFFMANN.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Hoffmann, Amanda Cristina Mazer
Santana, katiuscia Carvalho de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No palco do desenvolvimento infantil, a forma como os pais conduzem as práticas
parentais desempenha um papel crucial. Este estudo investiga a atuação da
autonomia infantil, destacando a importância de incentivar a tomada de decisões e
responsabilidades apropriadas à idade, enquanto ressoa um alerta contra os proteção
excessiva que podem silenciar a apresentação da independência. A partir de uma
revisão narrativa da literatura acerca das práticas parentais e seu impacto no
desenvolvimento da autonomia infantil em crianças na primeira e segunda infância,
examinando publicações relevantes nas principais bases de dados acadêmicas. Em
vez de se concentrar exclusivamente em estudos quantitativos, foram incluídos
trabalhos qualitativos, ensaios teóricos e opiniões de especialistas. Os critérios de
seleção basearam-se na relevância temática, na profundidade da análise e na
contribuição ao entendimento das práticas parentais e da autonomia infantil. A
literatura sugere que práticas parentais que incentivam a tomada de decisões e
responsabilidades adequadas à idade são cruciais para o desenvolvimento da
autonomia em crianças. Por outro lado, comportamentos parentais excessivamente
protetores ou controladores podem inibir a autonomia. Adicionalmente, estudos
teóricos e opiniões de especialistas reforçam a importância da consistência na rotina
e da comunicação aberta entre pais e filhos. A revisão também destaca debates
emergentes sobre equilibrar proteção e autonomia, considerando as variações
culturais e individuais.