Depressão infantil: fatores associados e importância da psicologia no tratamento
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Data
2023Autor
Quintão, Nayara Serrate
Pumariega, Yesica Nunez
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A depressão infantil é uma problemática social importante nos dias atuais, que
atinge sociedades de todo o mundo. Observa-se que a depressão infantil atinge
cerca de 12% das crianças no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de
Saúde, tornando-se uma problemática de saúde coletiva de grande discussão no
âmbito psicopedagógico. Com isso, esse estudo se embasou na seguinte pergunta
de pesquisa: como a Terapia Cognitivo Comportamental pode auxiliar nos quadros
de depressão infantil? Assim, o objetivo do estudo foi discutir os fatores associados
e as consequências da depressão infantil na vida da criança, tomando como base a
atuação do psicólogo na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental. Para
atingir tal proposta, foi realizada uma revisão de literatura, utilizando obras científicas
dos últimos cinco anos, publicadas na Biblioteca Virtual em Saúde, Google
Acadêmico e SCIELO. Os resultados evidenciaram que a depressão infantil é
complexa e pode ser advinda de inúmeros fatores, como genéticos, traumas
pessoais e outros. Assim, todo o processo de desenvolvimento da criança pode
sujeita-la à depressão, especialmente se houver falhas no convívio social e familiar,
que são os fatores biopsicossociais mais comuns nesse processo. Conclui-se
salientando que novas pesquisas nesse sentido são importantes e que os resultados
observados possa orientar profissionais e alunos da área.