Abrace: projeto arquitetônico de escola de ensino fundamental inclusiva para crianças com tea no município de Ariquemes/Ro
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Data
2023Autor
Dal Pra, Thais Jardim
Lopes, Lincoln de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Entende-se por Transtorno do Espectro Autista (TEA) como um distúrbio do
neurodesenvolvimento. Dito isso, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver um
projeto arquitetônico de uma Escola de Ensino Fundamental Inclusiva, para crianças
com TEA no município de Ariquemes, Rondônia. A metodologia se deu através de
revisões bibliográficas acerca do autismo, arquitetura escolar e relações entre
arquitetura e sentidos. Assim como realizou-se visitas exploratórias, estudos de caso
e estudos preliminares do terreno. Os resultados serviram como base para a
elaboração de um projeto arquitetônico ideal para essas crianças, visando pela sua
sensibilidade, através de ambientes com clareza e delimitação de espaços, assim
como áreas de transição gradual de estímulos, conforto ambiental para salas de aula
e áreas de estímulo sensorial e motor.