O uso de medicamentos genéricos entre consumidores adultos de uma drogaria de porte médio no município de Buritis/Ro
Resumo
Estudo transversal, descritivo, desenvolvido no município de Buritis (RO) com objetivo de avaliar o grau de aceitação dos medicamentos genéricos entre os consumidores adultos de uma drogaria. Os medicamentos comercializados podem ser classificados basicamente em três tipos: os de referência, os similares e os medicamentos genéricos. Para que o medicamento seja considerado similar ao medicamento de referência ele deverá possuir o mesmo princípio ativo, na mesma composição qualitativa e quantitativa, com a mesma forma farmacêutica e ser bioequivalente com o medicamento de referência. Ainda há muita resistência das pessoas em preferirem os medicamentos genéricos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os medicamentos genéricos não necessitam de investimentos para o desenvolvimento de novas fórmulas nem precisam de publicidade, de modo que devem ser mais baratos. Foi realizada uma pesquisa com coleta de dados na qual utilizou-se um questionário, avaliando os conhecimentos de 87 participantes, no qual 56% dos entrevistados era do sexo feminino e 44% do sexo masculino. As faixas etárias dos entrevistados foram de 18 a 30 anos; 31 a 45 anos; 46 a 60 anos e acima de 60 anos. Mais de 80% dos entrevistados demonstraram entendimento sobre os genéricos e mais de 70% relataram que os médicos e farmacêuticos recomendam os medicamentos genéricos e 50% ressaltaram que consomem os medicamentos genéricos sempre que encontram o produto. Mais de 80% afirmaram ter confiança nos genéricos e confirmaram que a disponibilidade do produto é satisfatória nos estabelecimentos procurados. Os resultados mostram, de um modo geral, que a aceitação, confiança e disponibilidade do produto são positivas. Pode-se concluir que existe a necessidade de implantação de medidas maiores de divulgação dos medicamentos genéricos nas classes dos profissionais da saúde, que possam resultar em mudanças de maior impacto social, promoção à saúde, afim de facilitar o acesso ao medicamento de baixo custo.