Psicoterapia analítica funcional: desenvolvimento de um treino sistemático para categorização de sessões clínicas
Resumo
A Escala de Avaliação da Psicoterapia Analítica Funcional (FAPRS) é um sistema de codificação de comportamento projetado para dar nomes aos comportamentos essenciais do cliente e terapeuta que ocorrem durante a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). O presente estudo pretende criar um instrumento de treino que possibilitasse o aprendizado mais rápido e o uso correto de tal nomenclatura, porém, de uma forma mais didática. O objetivo foi iniciar o desenvolvimento de um treino interativo que apresentasse características de um jogo, onde o acadêmico por meio da interação com um “avatar” possa realizar tarefas e assim adquirir e treinar o conhecimento necessário para o bom andamento de uma terapia FAP. O instrumento foi elaborado no Microsoft PowerPoint seguindo a seguinte ordem de desenvolvimento: escolha do layout, redação dos textos explicativos e exercícios utilizados e por fim a inserção dos comandos de navegação. O tipo de estudo foi classificado como desenvolvimento experimental que se caracteriza por um trabalho sistemático que utiliza a experiência prática com o objetivo da produção de novos materiais. O resultado alcançado foi um instrumento que pode vir a ser uma maneira alternativa de se ensinar a categorizar sessões clínicas FAP, tendo como principal vantagem, a possibilidade de interação em tempo real do acadêmico com o conteúdo proposto.