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dc.contributor.authorPereira, Gilsan Jose
dc.creatorPereira, Gilsan Jose
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/575
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciado em Química. Prof. Orientador: Ms. Renato André Zanpt_BR
dc.description.abstractDespertar o interesse do aluno na sala de aula nos dias atuais é muito difícil sem as ferramentas de ensino adequadas. Portanto, buscar novos recursos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem é de grande importância. Modelos didáticos práticos são de fácil manipulação na sala de aula e têm um custo reduzido, além de promover o processo de aprendizagem de maneira estimulante, desenvolvendo as relações sociais, a curiosidade e o desejo de adquirir mais conhecimento e contextualizando a teoria. Os alunos, desta forma, são estimulados a desenvolver diferentes níveis de conhecimento, podendo ser considerados importantes para o processo de aprendizado. O objetivo desse trabalho foi propor uma alternativa de contextualização da disciplina de química por meio do uso dos modelos geométricos moleculares. Nesta proposta metodológica, os modelos geométricos construídos devem ser utilizados após serem estudados os conteúdos em sala de aula, de forma a contextualizar o ensino da disciplina de química. Dessa forma, os alunos têm uma melhor compreensão dos conteúdos ensinados, pois podem associar o conteúdo com os modelos geométricos, viabilizando uma melhor construção do conhecimento. É importante propor uma didática alternativa, com aulas práticas, e uso de modelos didáticos, para promover o processo de ensino-aprendizagem, como forma de facilitar a assimilação do conteúdo. Então, o uso da estrutura molecular confeccionado com materiais extraídos da natureza é uma excelente oportunidade de transformar esse conteúdo abstrato e inimaginável para algo real e visível, dando assim uma percepção do arranjo espacial que o conteúdo necessita.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectGeometria Molecularpt_BR
dc.titleModelos geométricos moleculares: uma alternativa de contextualização da disciplina de químicapt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR


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