Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso - Graduação por título
Itens para a visualização no momento 1770-1789 of 2191
-
Proposta metodológica de desenvolvimento de materiais didático pedagógicos para a contextualização de temas específicos de Física
(2012)Fazer a desmistificação da física para torná-la menos rejeitada pelos alunos através de atividades experimentais é uma proposta que muitos autores da área de educação defendem a fim de melhorar a compreensão e assimilação ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DOS TEMAS MAGNETORESISTÊNCIA GIGANTE E SPINTRÔNICA
(2013-07-05)O presente Trabalho tem como finalidade a contextualização em conjunto com propostas metodológicas para que possa ocorrer a inserção da física moderna no ensino médio relacionado aos temas de Magnetoresistência Gigante e ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A INSERÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES NO CONTEÚDO DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
(2014-06-11)O presente estudo traz uma proposta metodológica para promover o ensino da óptica geométrica de forma mais coerente e significativa no ensino da física, para alunos do segundo ano do ensino médio com finalidade de desmistificar ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA DOS ALUNOS DA EJA
(2019-12-09)O ensino na educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerado resumido pois, tratase de alunos que não tiveram acesso à escola na idade adequada. Pois a maior parte desses estudantes esta em sua fase adulta tem-se grande ... -
Proposta metodológica para descarte de resíduos gerados em aula prática de química no ensino médio
(2016)A Química como componente curricular tem uma grande influência sobre a formação de cidadãos com competências e habilidades para melhorar o mundo. A importância do gerenciamento de resíduos para o meio ambiente é fundamental, ... -
Proposta metodológica para o ensino da Química de forma contextualizada em área de garimpo de cassiterita da região do vale do Jamari - Rondônia
(2012)Contextualizar o ensino de química é uma meta que ainda precisa ser conquistada nas escolas de ensino médio. Para isso acontecer, novas metodologias deverão surgir em lugar dos atuais métodos mecanizados que ainda persistem. ... -
Proposta metodológica para o ensino de compostos orgânicos, a partir de produtos para alisamentos de cabelos
(2015)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo apenas decorado pelos alunos e não tendo relação com o cotidiano. Este trabalho sugere ... -
Proposta metodológica para o ensino de eletroquímica no ensino médio
(2015)O ensino de eletroquímica, geralmente, abordado no segundo ano do Ensino Médio, é um conteúdo considerado complexo pelos alunos quando trabalhado de forma teórica. Este estudo, além de discutir aspectos relacionados a ... -
Proposta metodológica para o ensino de hidrocarbonetos, acetilênicos, olefinas e parafinas
(2018)A química orgânica é a química dos compostos dos seres vivos, também chamados de química dos hidrocarbonetos proveniente da matéria orgânica em que se decomposição por causa da oxidação e a degradação enzimática, é constituída ... -
Proposta metodológica para o ensino de química:
(2018)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo trazer as ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa estreitar a relação entre o conhecimento cientifico e o dia a dia do ... -
Proposta metodológica para o ensino-aprendizagem de forças intermoleculares da disciplina de Química no ensino médio
(2012)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo decorado pelo aluno e com conhecimentos não aliados ao cotidiano. Este trabalho sugere ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA: MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO EM FÍSICA
(2013-12-06)As aulas de Física muitas vez são ministradas por profissionais não licenciados na área, conteúdos transmitidos de modo repetitivo, sendo meramente decorado pelo aluno de forma descontextualizada, o que acarreta dificuldades ... -
Proposta metodológica: processos químicos da padaria como instrumento motivador para o ensino da química orgânica, em específico o processo de fermentação
(2015)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem vislumbra trazer processos e ou ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa aproximar o dia-a-dia do aluno do conhecimento científico. Esse ... -
Uma proposta para a inserção das lutas como recurso metodológico nas aulas de educação física
(2016)A falta de interesse e o pensamento discriminatório de muitos professores deixam a desejar no quesito lutas nas aulas de Educação Física. Descrentes que a veracidade da prática eleva muitos alunos a outro modo de pensar ... -
Proposta para implantação de um sistema ecológico de criação de galinha caipira
(2015)Este trabalho tem como principal interesse, apresentar uma das soluções de um problema socioambiental com a valorização das atividades da agricultura familiar, mediante um melhor aproveitamento de um recurso economicamente ... -
PROPOSTAS DE AÇÕES EDUCATIVAS SUSTENTÁVEIS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS – RIO CRESPO - RO
(2021)O termo sustentabilidade vem crescendo cada dia mais, e um dos meios de se dar mais visibilidade e através das escolas, onde é possível desenvolver alguns projetos voltados a Educação Ambiental. O presente Trabalho visa ... -
Propriedades físico-químicas de sistemas dinamizados e não-dinamizados
(2012)Os medicamentos homeopáticos são considerados sistemas dinamizados, obtidos através de sucessivas diluições e sucussões. Assim, em diluições mais elevadas, não são encontradas moléculas do princípio ativo original. Neste ... -
Propriedades físico-químicas do amido do cará (dioscorea cayennensis) nativo e modificado por acetilação
(2017)O Cará é uma planta de raiz tuberosa, longas e achatadas com formato de uma moela, os bulbos aéreos. Podendo ser arredondadas como as batatas e longas como as mandiocas, são as subterrâneas. Pertence à família Dioscoriaceae ... -
Propriedades funcionais das farinhas das folhas do ora-pronóbis nativa e modificada (pereskia aculeata mill)
(2023)A busca por alimentos ricos em nutrientes e bioativos, visando a promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas, tem destacado a importância de alimentos naturais e minimamente processados. A ora-pro-nóbis (Pereskia ... -
Propriedades funcionais do amido da batata-doce (Ipomoea batatas L.) nativo e modificado por succinilação
(2012)O amido é o agente espessante e gelificante mais utilizado na indústria de alimentos permitindo o desenvolvimento de um grande número de produtos, no entanto, suas aplicações industriais são limitadas devido ao seu uso ...