Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso - Graduação por autor "Brondani, Filomena Maria Minetto"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Benefícios de atividades físicas aeróbicas utilizadas na recuperação pulmonar de pessoas que contraíram a covid-19
Gomes, Nicolas Yuriki Shirota; Brondani, Filomena Maria Minetto (2023)A pandemia de coronavírus foi um evento muito dramático na história da humanidade, pois muitas pessoas infelizmente pereceram, mas outras que sobreviveram a infecção passaram a conviver com sequelas da doença, sendo as ... -
DIAGNÓSTICO E IMPACTOS AMBIENTAIS SOBRE A ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA SUB-BACIA DO RIO MORORÓ NO MUNICÍPIO DE JARU - RO
SILVESTRE, TAYNARA DA SILVA; Brondani, Filomena Maria Minetto (2021)As áreas de Preservação Permanente têm seu papel perante ao meio ambiente, na área urbana é essencial para mantes o equilíbrio ambiental e a boa qualidade da vida da população que vive no local. Este estudo teve por ... -
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATRAVÉS DO DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS DE OFICINA MECÂNICA
SANTOS, BISMARCK BISPO DOS; Brondani, Filomena Maria Minetto (2019)A frota de carros tem aumentado significativamente nos últimos anos fazendo com que os serviços oferecidos pelas oficinas mecânicas aumentassem na mesma proporção, causando aumento do descarte de resíduos oriundos desta ... -
Esteroides anabólicos androgênicos como tema gerador de aprendizagem significativa no ensino da química orgânica na educação de jovens e adultos
Seranttola, Luana Cristina (2017)Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) trazem uma bagagem de conhecimento de vida considerável e, neste sentido, elaborar metodologias que atendam esse público torna-se um desafio para os professores. A utilização ... -
Experimentos em química orgânica: uma proposta para ensino médio
Pádua, Mayara Kitielle Borba Armini De (2017)O uso de metodologias ativas que prezem pela interdisciplinaridade e contextualização são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho trata-se de uma proposta metodológica, elaborada a partir de revisão ... -
Experimentos em química para deficientes visuais: uma proposta metodológica
De Oliveira, Maria Alexandra (2018)É notório que há inserção de alunos portadores de deficiência, em especial os visuais no ensino regular, porém observam-se ainda entraves que prejudicam essa inclusão, citam-se alguns: falta de preparo dos educadores, ... -
Experimentos em química para o 9º ano do ensino fundamental fundamentados nas habilidades e competências preconizadas pelo referencial curricular de Rondônia - área de ciência da natureza
Pedroza, Fabio Vilhena (2017)No ensino fundamental a introdução ao estudo de Química ocorre no 9º Ano, na área de Ciência da Natureza, conteúdo considerado complexo pelos alunos. Este estudo sugere alguns experimentos com a finalidade de contemplar ... -
A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO FATOR MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
DONATO, LIGIA TATIELLE DE SOUZA; Brondani, Filomena Maria Minetto (2018-12-14)O presente trabalho tem por objetivo apresentar metodologias ativas como sugestão para o ensino médio relacionadas à história da química, juntamente com outros conceitos relacionados a esta ciência. Por ser um conteúdo ... -
História da química como fator motivador da aprendizagem de química no 1° ano do ensino médio
Donato, Ligia Tatielle De Souza; Brondani, Filomena Maria Minetto; http://lattes.cnpq.br/2752379506367376 (2018)O presente trabalho tem por objetivo apresentar metodologias ativas como sugestão para o ensino médio relacionadas à história da química, juntamente com outros conceitos relacionados a esta ciência. Por ser um conteúdo ... -
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem em química para alunos do ensino médio
Cruz, Rogério Da (2017)Este estudo, em formato relato de experiência, versa sobre a utilização experimentos, internet e tecnologias (Celular, computador, notebook, etc.), como instrumentos de ensino para alunos do ensino médio, especiais ou não. ... -
A música como instrumento de ensino aprendizagem de química para o 9° ano do ensino fundamental
Picoli, Rafael Oss (2017)A Química tem sido um componente curricular temido pelos alunos, o que vem causando desinteresse por esta área importante da Ciência. Esta pesquisa de revisão bibliográfica, além de discorrer sobre a importância das ... -
Oxidação dos alimentos como tema gerador da aprendizagem em cinética química para alunos do 3° ano EJA
Reichert, Karina Maria (2017)O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência da contextualização do tema cinética química através da realização de experimento, envolvendo conservação de alimentos, com alunos do 3° ano da Educação de Jovens ... -
Poemas como método de aprendizagem de química para o ensino médio da educação de jovens e adultos
Andrade, Everson Silas (FAEMA, 2018)A química, assim como os demais componentes curriculares ministrados para a Educação de Jovens e Adultos-EJA são geralmente tralhados de forma tradicional, o que os tornaram pouco atrativos para um público sedento por ... -
Presença de minerais em alimentos regionais:
Dias, Eidicléia Soares (FAEMA, 2018)Tendo em vista a importância da química, o presente trabalho propõe o aprendizado dos elementos químicos através da contextualização utilizando alimentos presentes na dieta alimentar dos alunos. Ainda, sugere ações para ... -
Reações químicas do cotidiano – primeiro ano da educação de jovens e adultos – EJA: uma proposta metodológica
Teixeira, Elinete Jacinto (2017)O presente estudo trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de química para jovens e adultos da modalidade de ensino EJA, serão sugeridas práticas contextualizadas que sirvam como meio para que estes alunos ... -
RECICLAGEM DE PET COMO INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM DE POLÍMEROS PARA OS TERCEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
MARQUES, ANGELICA REGINO; Brondani, Filomena Maria Minetto (2019-11-26)Este estudo trata-se de uma revisão bibliografia, cujo foco principal está na construção de uma proposta metodológica direcionada para o terceiro ano de Educação de Jovens e Adultos – EJA e propõe a reciclagem de vasilhame ... -
As sensações e os sentidos no ensino-aprendizagem da química orgânica
Cunha, Ezequiel Siqueira Da (2017)Durante o processo de ensino-aprendizagem é imprescindível utilizar métodos dinâmicos, diversificados e trabalhar com novas alternativas para a transmissão e abstração de informação, utilizando, sobretudo, a contextualização ... -
Soluções químicas: uma proposta de aprendizagem para a educação de jovens e adultos (EJA)
Santos, Gilvan Pereira Dos (2018)A educação escolar tem por finalidade dar suporte aos alunos para que sejam capazes, a partir das habilidades adquiridas, de pensar e agir com autonomia diante a situações problemas do dia-a-dia. Esse trabalho além de ... -
Tecnologia da informação e comunicação como ferramenta auxiliar para o ensino de química orgânica:
Oliveira, Geremias Antonio (Faema, 2018)Este estudo trata-se de proposta para a aprendizagem de temas da química orgânica com a intermediação da tecnologia e sugere a construção de estruturas molecular plana e ou tridimensional utilizando o Software Avogadro. ...