ATIVIDADES LÚDICAS RELEVÂNCIA NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA
Resumo
A internação é reconhecidamente como algo assustador e doloroso, completamente contrário ao universo da criança, neste sentido as atividades lúdicas se inserem na sociedade contemporânea como alternativa plausível para a prevenção de efeitos traumáticos da hospitalização. Este estudo trata-se de pesquisa de revisão de literatura descritiva, exploratória e quantitativa no período de março a outubro de 2012 com o objetivo de apresentar a relevância do uso de atividades lúdicas na assistência à criança hospitalizada. A coleta e análise das referências ocorreram na base de dado da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em livros da Biblioteca Julio Bordignon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. No percurso metodológico foram encontradas 197 referências, sendo utilizadas 32, dentre as quais 28(88%) em periódicos nacionais, 1(3%) em inglês,1(3%) em espanhol, 1(3%) livros e 1(3%) Manual do Ministério da Saúde. Observou-se, nesta revisão, que as atividades lúdicas contribuem para assistência de enfermagem à criança hospitalizada, pois promove interação e descontração no ambiente hospitalar, resultando em influência positiva na relação enfermeiro/ paciente e aumento da adesão ao tratamento.