Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1724
Título: LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA: AS AÇÕES PROFILÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO
Autor(es): SATILHO, KARINE LUBIANA
SILVA, DAMIANA GUEDES DA
MENEGUETTI, DIONATAS ULISES DE OLIVEIRA
Palavras-chave: Leishmania
Educação em saúde
Enfermagem
Data do documento: 2012
Resumo: Trata-se de pesquisa de revisão de literatura descritiva, exploratória e quantitativa, com os objetivos de revisar a literatura sobre a LTA; descrever a importância da vigilância epidemiológica no controle LTA no Brasil; identificar os tratamentos da LTA e destacar as ações profiláticas dos profissionais de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, PUBMED e Manuais do Ministério da Saúde, sendo utilizados 38 referenciais. Constatou-se nesta revisão que a LTA é uma doença antiga, com manifestações clínicas visíveis que acarreta um envolvimento psicológico refletindo no campo social e econômico do indivíduo. É uma doença que está em expansão geográfica no Brasil, porém é uma doença negligenciada, que necessita de uma maior atenção dos enfermeiros juntamente com a vigilância epidemiológica através de ações de saúde que garanta uma melhor qualidade de vida para estes pacientes.
Descrição: 1 Enfermeira graduada pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA/RO). 2 Enfermeira. Doutoranda do Programa PPGBioSaúde ULBRA/RS. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem GHC/CNPQ/RS. 3 Biólogo. Mestre em Genética e Toxicologia ULBRA/RS. 4 Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde/UnB.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1724
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.