Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2891
Título: PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE ALFACE HIDROPÔNICA EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO
Autor(es): SOUZA, ROGÉRIO CARLOS DE
Almeida, Ueliton Oliveira de
Palavras-chave: Lactuca sativa
Hidropônico
Tela preta
Temperatura
Luminosidade
Data do documento: 2021
Resumo: A alta temperatura é um dos principais entraves à produção de alface no verão, pois induz o pendoamento precoce das plantas, resultando em consideráveis perdas ao agricultor. Com isso, este trabalho objetivou avaliar a produção de três cultivares de alface em sistema hidropônico sob diferentes condições de sombreamento, em Ariquemes-RO, entre 21/09/2020 e 09/10/2020. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 3, com três repetições e 5 plantas por parcela, totalizando-se 135 plantas. O primeiro fator foi constituído de três cultivares de alface (Pira roxa; Alcione; e, Gloriosa) e o segundo fator foi composto por três níveis de sombra (0% - pleno sol, 50% e 70% de sombra). A colheita foi feita aos 49 dias após a semeadura. Avaliou-se as seguintes características agronômicas: altura da planta; número de folhas; comprimento e diâmetro do caule; diâmetro da planta; comprimento da raiz; massa fresca da parte aérea; e, produtividade (kg m-2 ). Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Houve efeito significativo para todas as características agronômicas avaliadas para as condições de sombra e cultivares. Entretanto, para a interação sombra x cultivares, teve-se influência significativa apenas para o número de folhas, diâmetro do caule e massa fresca da parte aérea e produtividade. As telas de sombrite de 50% e 70% proporcionam plantas de alface com maiores portes, caracterizados pela altura e diâmetro da planta em relação ao pleno sol. Entretanto, este permite obter plantas mais pesadas em relação aos ambientes sombreados. A cultivar Gloriosa, seguida da Alcione, apresenta massa fresca e produtividade superior às demais em todos os ambientes de cultivo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do diploma de Bacharel em Agronomia apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2891
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE ALFACE EM DIFERENTES AMBIENTES DE SOMBRA.docx (1).pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.