Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2896
Título: O ENFRENTAMENTO DO ENFERMEIRO PARA LIDAR COM O PROCESSO DE MORTE E MORRER DE PACIENTES PEDIÁTRICOS
Autor(es): CRUZ, IVONETE CORDEIRO
Framil, Juliana Barbosa
Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica
Morte
Comunicação terapêutica
Data do documento: 2021
Resumo: Este estudo busca descrever a o enfrentamento do enfermeiro para lidar com o processo de morte e morrer de pacientes pediátricos, considerando que a morte é, sem sombra de dúvidas, caracterizada como acontecimento dramático que causa maior dor e sofrimento nos indivíduos que vivenciam, quer direta ou indiretamente, dado constatado desde cedo de consternação que aplaca familiares, amigos e até mesmo os profissionais em saúde principalmente aos enfermeiros e sua equipe. Tais profissionais lidam constantemente com doenças e mortes de infantes e lutos daqueles que fazem parte da família sem que estejam preparados de forma correta a lidarem com este tipo de situação. Tais ocorrências geram desgastes psicológicos, dor iminente tanto quanto os impactos emocionais que tomam conta de forma inevitável neles próprios. Por este motivo o estudo se revela de grande importância na área da saúde principalmente quando se trata dos profissionais enfermeiros. Baseando-se nestes requisitos desenvolveu-se esta pesquisa, com o objetivo de descrever como se dá o enfrentamento do profissional enfermeiro em lidar com o processo de morte e morrer de pacientes pediátricos. O método da pesquisa baseou-se em revisão de literatura com caráter descritivo e exploratório. Como resultados nota-se que o enfrentamento da interrupção do ciclo de vida pediátrico constitui-se em algo triste, doloroso, incompreensível e inaceitável que ocorre frequentemente nas unidades de saúde trazendo impactos não só aos familiares como também aos profissionais em saúde diretamente aos que estão em linha de frente como os enfermeiros. Enfim, como considerações finais observa-se que a temática com relação à morte ainda é pouco difundida no quesito formação profissional e que seria necessário maior acompanhamento e atenção a fim de contribuir de forma a minimizar os danos causados àqueles que estão em linha de frente, que lidam com a morte de crianças cotidianamente em seu ambiente de trabalho.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso para obtenção de grau em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, na área de Enfermagem.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2896
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ivonete versaofinal_assinado_assinado_assinado.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.