Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2916
Título: DIAGNÓSTICO DO DESCARTE DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES-RO
Autor(es): JUNIOR, ROSALVO CLEMENTINO DE OLIVEIRA
Rezende, Driano
Palavras-chave: Construção civil
Resíduos da construção civil
Aterro sanitário
Gerenciamento de resíduos
Viabilidades
Data do documento: 2021
Resumo: A intensa geração de resíduos causados pela construção civil é alarmante nos dias de hoje, e muitos desses resíduos são depositados em Aterros Sanitários. Esses locais são a alternativa mais correta para a deposição desses materiais. Destaforma, este trabalho teve como objetivo avaliar o sistema de gerenciamento de resíduos da construção civil no aterro sanitário do município de Ariquemes-RO, de modo a caracterizar o atual funcionamento e gerenciamento de resíduos estão de acordo com as normas vigentes, bem como identificar alternativas de viabilidades para os mesmos. Para a idealização da pesquisa, a metodologia aplicada foi a de pesquisa de campo, com o levantamento de informações necessárias no local de estudo. Com a obtenção dos resultados, concluiu-se que o gerenciamento dos resíduos da construção civil no Aterro Municipal não está em conformidade com as normas de Aterro Sanitário, sendo descartados de maneira incorreta na unidade. Comprovou também, que a frequência dos resíduos Classe A é muito maior, quando comparada ás outras classes de Resíduos da Construção Civil, podendo ser reaproveitados no município, principalmente em serviços de Pavimentação, concepção de concretos não estruturais, além de argamassas para assentamento e revestimento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do grau do curso de Engenharia Civil apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2916
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSALVO CLEMENTINO - TCC.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.