Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3115
Título: ANÁLISE DE DESEMPENHO DE CULTIVARES DE ALFACE HIDROPÔNICO EM ARIQUEMES- RO.
Autor(es): ÁVILA, JULYANA CORRÊA DE
Nogueira, Adriana Ema
Palavras-chave: Cultivares de alface
Sistema hidropônico
Desempenho
Data do documento: 2022
Resumo: O bom desempenho de cultivares de alface em regiões de alta temperatura é um dos principais fatores para a mantença de produtividade de alta qualidade. Sendo assim, neste trabalho foram avaliados a produção de seis cultivares de alface no sistema hidropônico em Ariquemes-RO, com inicio dia 28/07/3021, e findando em 25/09/2021. Sendo o experimento realizado com seis tratamentos, com as cultivares: quatro tipo crespa (Pira roxa, TPC 28788, Amanda e Margarete) e duas tipo repolhuda (Gloriosa e Diva). O delineamento experimental usado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 6x1, com 4 repetições e 4 plantas por parcela, totalizando 96 plantas. Avaliou-se a seguintes características agronômicas: altura das plantas; numero de folhas comprimento e diâmetro do caule; diâmetro da planta; comprimento da raiz; massa fresca da parte aérea. Os dados foram submetidos a analise de variância e as medidas foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Após as avaliações, percebeu-se que, na variável numero de folhas as cultivares estatisticamente semelhantes apresentando media de 30,73 folhas para comprimento de caule as cultivares do grupo americana tiveram valores inferiores às cultivares crespas. As cultivares Amanda, Margarete e Pira roxa se diferiram significativamente nas variáveis diâmetro de caule, altura, diâmetro da cabeça, comprimento do caule. A variável massa fresca da parte considerado o de maior relevância do ponto de vista comercial, das cultivares do grupo de crespa, apenas o cultivar Pira roxa foi inferior. As cultivares tipo americana obtiveram maior resultado, sendo a Gloriosa (334,69g) e Diva (332,44g), peso maior pela própria característica da cultivar. Do grupo crespa em ordem crescente de melhores resultados dessa característica TPC 28.788, Amanda, Margarete, e por fim a Pira roxa.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3115
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULYANA CORRÊA DE ÁVILA.pdf13,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.