Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3116
Título: USO DE TÉCNICAS DE BEM-ESTAR ANIMAL EM SISTEMA DE CONFINAMENTO DE BOVINOS NA REGIÃO DO VALE DO JAMARI - RO
Autor(es): GRODERES, GUSTAVO PAZINATO
Ferreira, Luciana
Palavras-chave: Bovinocultura
Carne de qualidade
Gado de corte
Instalações
Sistema de produção
Data do documento: 2022
Resumo: O objetivo deste trabalho teve o intuído de verificar a utilização de métodos que visam promover condições de bem-estar animal em sistema intensivo de confinamento de bovinos de corte na região do Vale do Jamari - RO. A pesquisa foi conduzida de maneira observativa em propriedades rurais que atuam como atividade principal o sistema de engorda em confinamento, tendo um responsável técnico que realiza o acompanhamento e estabelecimento da dieta dos animais. Os dados obtidos foram armazenados por meio de planilhas. O sistema de criação intensivo é uma ferramenta que proporciona ao produtor uma engorda mais eficiente, sendo uma estratégia aplicada principalmente no período de entressafra no qual a produção de forragem se torna escassa e com valor nutricional reduzido. Entretanto, o manejo de entrada de bovinos no confinamento, juntamente com a mudança de habitat e a restrição da dieta são fatores que comprometem o desempenho e os índices zootécnicos relacionado ao resultado de engorda dos animais. Diante disso, a utilização de técnicas de bemestar por parte dos pecuaristas tem se tornando cada vez mais frequente com a finalidade de evitar condições de estresse, medo e comportamentos indesejados nos bovinos. Sendo assim, foi possível observar a utilização de estratégias que visam promover conforto aos animais em alguns confinamentos visitados.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3116
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GUSTAVO PAZINATO GRODERES FINALIZADO POS BANCA.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.