Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3117
Título: REVISÃO DE LITERATURA: MONITORAMENTO DE PESTE SUÍNA CLÁSSICA EM GRANJAS DE SUÍNOS EM RONDÔNIA
Autor(es): ROCHA, CLAYTON DE OLIVEIRA
Ferreira, Luciana
Palavras-chave: Controle.
Sanidade.
Vigilância Epidemiológica.
Data do documento: 2022
Resumo: A peste suína clássica (PSC) é uma doença que acomete suínos, causada pelo vírus Pestivirus da família Flaviviridae, sendo altamente contagioso entre os animais, porém, não sendo contagioso para o ser humano. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre a Peste Suína Clássica em Rondônia, com ênfase em pontos de controle e erradicação da doença, através de dados obtidos no Sistema da IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrossivilpastoril). O Brasil como quarto maior produtor de carne suína, deve se atentar no monitoramento do PSC e aumentar as zonas livres da doença. O Estado de Rondônia faz parte da Zona Livre de PSC, conforme Memorando Circular Nº007/GAB/IDARON de 10 de junho de 2016. Em Rondônia, não é realizado a vacinação, porém, existe um controle rigoroso, onde a IDARON, realiza coleta de amostras semestrais, e essas amostras são enviadas para análise pelo Laboratório Oficial do MAPA, para verificar se há existência da doença. O monitoramento e sorologia semestral realizados pela IDARON, demonstram sua efetividade devido a permanência do estado sem ocorrência de casos de PSC e se mantendo como zona livre da doença.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3117
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
88695.1662422834.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.