Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3131
Título: ADUBAÇÃO FOSFATADA NO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DA BRAQUIÁRIA (Brachiaria brizantha cv. MARANDU)
Autor(es): GOMES, PAULO HENRIQUE DA SILVA
Ferreira, Matheus Martins
Palavras-chave: Adubação
Fósforo Pastagem
Data do documento: 2022
Resumo: A Brachiaria brizantha cv. Marandu é uma das espécies forrageiras mais utilizadas no território brasileiro. Na região do Vale do Jamari, Rondônia, a espécie é a principal forrageira utilizada na pecuaria de corte. Devido, a baixa fertilidade natural dos solos da região, o crescimento e os índices de produção dessa cultura estão diminuido com anos, tendo a necessidade de realizar adubações. A maioria dos solos encontram-se com deficiência de fósforo, sendo este um dos mais limitante. Porém, são escassos valores de referência para adubação fosfatada na região. Assim, Objetivou-se a pesquisa avaliar o efeito da adubação fosfatada na Brachiaria brizantha cv. Marandu na região do Vale do Jamari –RO. O experimento foi realizado no condomínio de chácaras Gotardo, localizado na linha C - 55, km 13, no município de Ariquemes RO . Foi utilizado delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e 10 repetições. Os tratamentos foram aplicados em diferentes doses de adubo fosfatado (Superfosfato triplo, 41% P2O5): 0, 80, 160, 240, 320 Kg/ha. As variáveis avaliadas foram: altura de planta, número de folhas, número de perfilhos vivos, mortos, peso de massa fresca e peso de massa seca. As doses que proporcionaram os melhores resultados no primeiro corte (50 dias após o plantio) para altura de planta foram de 213,5 kg/ha, número de folhas 221 kg/ha, peso de matéria fresca 200,75 kg/ha e peso de matéria seca 221 kg/ha de superfosfato triplo. No segundo corte realizado aos (75 dias após o plantio), a melhor dose para altura de planta 234 kg/ha, número de folhas 320 kg/ha, número de perfilhos vivos 123 kg/ha, número de perfilhos 320 kg/ha, para o peso de matéria fresca 223,5 kg/ha e para o peso de matéria seca foi a dose de 175 kg/ha. Pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu, adubadas no estabelecimento com doses próximas a 200 Kg/ha de superfosfato triplo apresentam maior desenvolvimento e produção de forragem, garantido as características agronômicas importantes aos 50 e 75 dias de idade do pasto.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3131
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PAULO HENRIQUE.pdf881,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.