Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3133
Título: INFLUÊNCIA DE ZINCO NOS COMPONENTES PRODUTIVOS DE ARROZ DE TERRAS ALTAS NO VALE DO JAMARI-RO
Autor(es): CIPRIANI, TIAGO LUIS
Ferreira, Matheus Martins
Palavras-chave: Oryza sativa L
micronutrientes
Data do documento: 2022
Resumo: O arroz (Oryza sativa L.) é o segundo grão mais cultivado em todo mundo, sendo as variedades do grupo japônica, também conhecidas como arroz de terras altas ou sequeiro, as de maior abrangência no estado de Rondônia. O arroz representa a terceira maior produção no estado, seguido de café e soja. Para atingir altas produtividades de arroz, deve-se dar atenção para a nutrição adequada de Zinco (Zn). Essa atenção é importante devido o Zn atuar como ativador ou inibidor de enzimas de RNA, em todos os estágios da planta, sendo um fator de grande importância para o pleno desenvolvimento da planta. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo avaliar a influência de doses de zinco sobre os índices agronômicos no arroz de terras altas no vale do Jamari. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamento e quatro repetições. Os tratamentos foram doses de Zn: 0, 4, 8, 12 e 16 g de Zn/kg de semente. O cultivo ocorreu entre dezembro de 2021 e março de 2022, sendo estas semeadas com cultivar ANA CAMBARA 9001CL, tratadas com Zn em diferentes doses, adotando parcelas de 4x3 metros. Para avaliação da influência do micronutriente foram conduzidas avaliações de altura de planta, número de perfilhos, matéria seca (MS) e peso de mil grãos(PMG). Os dados foram submetidos a análise de variância (p<0,05), e quando constatado efeito significativo foi realizado a análise de regressão. As diferentes doses de Zn influenciaram significativamente a matéria seca e peso de mil grãos do arroz. A dose de 16 g de Zn/kg de semente resultou em maior peso de mil grãos e massa seca da parte aérea, que correspondeu a 23,979g e 16,975 g por planta, respectivamente.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3133
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
90689.1667003807.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.